Como decorar o escritório?

Com a jornada de trabalho média de 8 horas diárias, despendemos um terço das nossas vidas no ambiente de trabalho.

Por isso é importante que o escritório seja decorado corretamente, para que você se sinta mais confortável ao trabalhar, fazendo com que o trabalho seja menos maçante, e que você produza mais.

Dicas para decorar o seu escritório

Torne o ambiente mais verde: Além de deixar o ambiente com um tom mais natural, dando um ar mais pessoal ao escritório, as plantas servem para dar um frescor formidável ao escritório, sem contar o impacto do verde na decoração. Antes de adicionar plantas ao seu escritório tome alguns cuidados:

  • Não escolha um planta de tamanho avantajado: Dê preferência as bromélias, mini cactos e as zamioculcas.
  • Tome cuidado com a cor e o formato da sua planta, para ela não destoar das outras decorações do escritório.
  • Coloque a sua planta em um ambiente não muito quente ou frio, e com boa iluminação.
  • E é claro, continue cuidando das suas plantas após adicioná-las ao escritório. Não esqueça de regar, e aparar sempre que for necessário.

Mantenha a sua família por perto: Um ponto negativo de trocar o home office pelo escritório é ficar longe da família, como você não pode trazê-los para o escritório, uma boa ideia é manter fotos da sua família no escritório.

Além de mostrar a sua família para colegas de trabalho e clientes, fotos familiares tornam o ambiente de trabalho mais pessoal, uma boa ideia é colocar porta retratos em cima da mesa, e quadros maiores consonantes a decoração.

Adicione alguma obra de arte a decoração do escritório: Um quadro de arte no escritório é interessante para te motivar e inspirar durante o horário de trabalho, além de gerar essas mesmas emoções nos seus colegas de trabalho.

É importante lembrar que a obra de arte deve ser apropriada ao seu local de trabalho, ou seja, se trabalha em um empresa com mente aberta, você pode adicionar algum quadro mais fora do comum, agora se você trabalha em uma empresa conservadora, é bom não abusar, e escolher um quadro simples. Quadros de paisagem são uma ótima ideia.

Use as cores apropriadas para o seu ambiente de trabalho: Embora possa parecer tentador, evite decorar seu escritório com móveis de qualquer cor, cada tipo de escritório tem uma recomendação de cor diferente.

Para um escritório de advocacia, ou contabilidade, o bege e o branco são as cores recomendadas. Se você trabalha na área de design gráfico, abuse das cores vibrantes.

Saiba se a decoração do seu escritório tem um bom ajuste

Algumas empresas não são tão flexíveis com a decoração do escritório, enquanto empresas inovadoras como o Nubank, estimulam e apoiam financeiramente funcionários na hora de decorar seus espaços, há também aquelas empresas que não querem que a decoração da empresa se destoe da cultura da empresa, por isso é válido tomar alguns cuidados:

  • Fique por dentro das regras: Saiba se as modificações que você deseja fazer no escritório, estão de acordo a missão e a cultura da empresa.
  • Pergunte para um amigo do trabalho, ou até mesmo para o seu supervisor direto se a empresa tem regras de decoração.
  • Se você dividir o escritório com algum colega, pergunte o que ele acha das suas modificações, e é claro, não invada o espaço dele.

Nem só de autorização vive uma pessoa que deseja reformar o escritório, uma decoração mostra o que você é, ela representa as suas atitudes, e mostra a sua personalidade, para as pessoas que tem a oportunidade de conhecer o seu escritório.

Procure saber se sua decoração está passando uma mensagem correta, por exemplo, se sua empresa é focada na inovação, e na criatividade, uma decoração que provoque desanimo nas pessoas, pode não ser uma boa ideia.

Como dito anteriormente, fique atento as cores, cores brilhantes mostram que você é uma pessoa apaixonada, criativa e cheia de vida, já se você quiser demonstrar para as pessoas que é mais conservador, ou seja, uma pessoa mais direta, prefira as cores neutras.

Abaixo você pode conferir algumas imagens de escritórios conservadores, e inovadores. Ou se preferir pode conferir algumas decorações neutras, ou mais vibrantes.

Decorações neutras

Escritório conservador, com cadeira presidente, armário de correr e divisórias abertas.
Escritório com cores neutras, espaço para dois visitantes, dois armários de correr, e carpete cinza.

Decorações vibrantes

Sala de reunião com cadeiras multi cores, paredes transparentes em vidro, e decorada com um palmeira falsa.
Escritório duplo em amarelo, verde marinho e branco.
Escritório padrão de empresa de tecnologia, com cadeiras coloridas, ampla mesa de trabalho, e espaço para descontração

Escritórios vibrantes são uma tendência, inicialmente usado nas empresas de tecnologia, hoje eles estão migrando para outras áreas, as empresas reconheceram que espaços coloridos aumentam a produtividade, em detrimento de espaços neutros.

Antes exclusividade de grandes empresas de tecnologia como Microsoft, Google e Apple, hoje as empresas tentam criar um ambiente alegre e estimulante, para que a criatividade dos funcionários corra solta.

Como tirar o maior proveito possível do escritório?

Algumas dicas podem fazer você tirar o maior proveito possível do escritório, na parte do armazenamento, não deixe pilhas de papéis acumularem, caso um papel seja importante, arquive ele depois de uso, caso não use mais, jogue na lixeira.

Usar contêineres são interessantes para armazenar e organizar o escritório, equipamentos que você não usa no dia a dia, podem ser armazenados, evitando ocupar espaço na sua área de trabalho.

Tome cuidado com os fios e cabos, eles podem facilmente se tornar uma bagunça, e ainda causar acidentes se estiverem desorganizados, uma boa ideia é usar grampos de cores diferentes para organizar tipos diferentes de cabos, coloque os cabos atrás da sua mesa e sempre que puder escolha dispositivos sem fio.

Outra dica muito importante diz respeito a limpeza do seu escritório, jogue todos os documentos que você não utiliza no lixo, evite colocar muitos objetos em cima da mesa, retire o lixo ao fim do expediente.

E pra terminar, escolha móveis que sejam de acordo com o seu escritório, ou seja, se não precisa armazenar muitos documentos, não faz sentindo ter armários muito grandes. Compre uma cadeira ergonômica, para evitar problemas musculares. Escolha uma mesa de acordo com a sua altura. Pra terminar assista o vídeo abaixo que mostra como decorar o seu escritório.

Como decorar um escritório gastando pouco? (VÍDEO)

Deixe uma resposta