Dicas para decorar um apartamento pequeno

Geralmente se escolhe um apartamento pequeno por dois motivos. O primeiro e mais lógico é devido ao custo, quanto maior for um imóvel, maior é o custo do aluguel, custo do IPTU, gastos com condomínio, etc.

O segundo motivo é relacionado com uma nova tendência do século 21. Hoje os jovens estão demorando mais pra ingressarem em um relacionamento, e terem filhos, por isso a demanda por uma apartamento menor.

Neste artigo iremos mostrar como decorar o seu pequeno apartamento, dando dicas que vão desde a escolha da tinta adequada, até dicas para sua sala de estar, cozinha, quartos e banheiro.

Qual cor utilizar no meu apartamento?

Se o apartamento for pequeno, e você usar a cor errada, pode dar a impressão do que seu apartamento é menor do que a realidade. Por isso utilize cores claras.

Elas fazem com que o seu apartamento aumente aos olhos, dando a impressão de que os cômodos são maiores. Isso vale tanto para a cor da tinta, como para a cor dos móveis: prefira as cores branca e bege para a pintura, e branca, bege e cinza para os móveis.

Utilizar espelhos é uma ótima ideia

Assim como uma cor clara, os espelhos também dão a ideia de amplitude no apartamento, você pode utilizar espelhos em uma parede inteira, ou até mesmo utilizar vários espelhos pequenos, em vários ambientes diferentes do apartamento.

Decoração para a sala

Escolha um sofá apenas, de preferência um sofá cama, que possa ser usado para abrigar uma visita, com no máximo 3 lugares.

Cuidado com a estante, dê preferência a uma estante pequena, e que possa ficar embutida na parede. A sua estante deve conter poucos itens, a televisão já deve estar embutida junto com a parede.

Reserve a instante para algumas fotos, uma decoração pequena, um aparelho de som e vídeo igualmente pequenos.

Cuidado com a mesa na sala de jantar, uma boa ideia é encomendar uma mesa que possa ser embutida na parede, e que possa ser levantada caso não esteja sendo usada, para sentar, ao invés das cadeiras tradicionais, compre um puf.

Decoração para a cozinha

Cozinha é o espaço do apartamento pequeno, que gera mais dúvidas quanto a decoração. Geralmente as cozinhas de apartamentos são conjuntas com uma área de serviço, tornando o espaço ainda menor.

Para a área de serviço não tem segredo, uma máquina de lavar pequena, que de preferência também seque. E um espaço para guardar os itens de limpeza, de preferência que seja embutido com o armário da cozinha.

Armários embutidos, use e abuse deles. Embaixo da pia da cozinha, insira alguns armários embutidos, nesses armários a preferência é para as panelas grandes, os talheres, itens de limpeza da área de serviço.

Geralmente a pia da cozinha, é conjunta com a pia da área de serviço. Ou seja, ao lado da pia fica a área de serviço, e os armários embutidos, que darão lugar aos utensílios principais.

Do outro lado da cozinha deve ficar a geladeira, o fogão, microondas, liquidificador e os armários embutidos, que darão lugar aos pratos, copos, mantimentos, panelas pequenas, e demais utensílios.

Decoração para o quarto do casal

Como disse no início do artigo, a ideia do apartamento pequeno é atrair solteiros, mas caso você comece um relacionamento, e queira compartilhar o seu apê com o seu parceiro, é possível criar um ambiente confortável para ambos.

Uma boa ideia é ter o guarda roupas embutido, ao invés de um guarda roupa padrão, que ocupa uma parede inteira.

Inclusive a cama pode ficar inserida dentro do guarda roupa, com os espaços laterais servindo como um criado mudo para cada um dos parceiros.

A parte de cima como um maleiro, e as partes laterais, como um espaço individual de cada um, acabando com as brigas por espaço.

Decoração para o quarto de hóspedes

Pode ser que o sofá cama da sala de estar não seja suficiente, se for o caso de você receber muitas visitas. Uma boa ideia é colocar uma beliche no segundo quarto, que pode servir tanto como um quarto para o filho, caso o casal tenha um.

Como também fica um segundo espaço na beliche, reservado para o dia que houver uma visita. Com essa configuração, fica meio difícil negar a presença de um hóspede, com a desculpa de que seu apartamento é pequeno.

Deixe uma resposta